Como fritar ovos                                                                       “Cozinhar é repetição”
 
“Mãe estica o ovo” 
 
Em primeiro lugar ovo bom é frito e fim de papo. Ovo frito está no nosso inconsciente de alimentação. Muitos são capazes de brigar na mesa por um ovo e não por um bife. Quando você pensar em fritar, frite sempre a mais do que o número de pessoas à mesa, pois vai faltar. É um grande complemento.
Ovo no pão, no sanduiche, no hambúrguer, no arroz, a cavalo
Ouço muito a expressão “não sei nem fritar ovo”. Quem diz isso mal sabe que não é tão fácil assim, tem que ter certa intimidade com fogão e com o processo de fritura para se aventurar a fritar um belo ovo. 
O processo tende a dar errado, mesmo na mão dos mais experientes, bobeou ele estoura, espirra, quebra, queima a clara a ponto de parecer plástico.
 
Exige técnica e treino
• Use ovo em temperatura ambiente, dessa forma ele espirra menos, pois o contraste de temperatura é menor.
• Ovo novo é mais firme, esparrama menos na panela e ovo velho vira um ovão.
• Durante o preparo de um ovo frito obtém-se uma clara homogênea salgando-se de preferência a clara em volta da gema, salgar a gema faz com que ela se rompa.
• Pode ser frito em frigideira antiaderente ou de cerâmica com o mínimo de óleo ou manteiga e uma tampa de panela para abafar ajudando no cozimento.
• Também pode ser frito em frigideira de alumínio ou inox, mas que exige que estejam extremamente limpas para que o ovo não grude. Nesse caso a quantidade de gordura deve ser maior. 
• O uso de manteiga agrega mais sabor ao ovo, pois essa acaba queimando levemente e saborizando o ovo.
• Experimente colocar algumas gotas de azeite trufado depois de frito, coma com pão chuchando diretamente na gema. Nesse caso para acompanhar beba espumante ou para dar um grande contraste, uma xícara de café feito ao mesmo tempo.
 
Modo de preparo:
1. Pegue um ovo em temperatura ambiente de preferência e quebre em uma pequena vasilha. Esse procedimento eventualmente evita que pedaços de casca cozinhem juntamente com o ovo ou ainda o ovo pode estar estragado e dessa maneira estragando sua preparação.
2. Limpe bem sua frigideira, leve ao fogo e coloque a gordura (óleo, manteiga).
3. Verta cuidadosamente a vasilha com o ovo. A clara começa a endurecer rapidamente. Abafe com uma tampa e mantenha a chama acesa por mais um minuto. Esse procedimento aprisionará vapor que ajudará no cozimento do ovo sem cozinhar a gema. Desligue e aguarde até que a frigideira amorne. Salgue retire o ovo e sirva
4. Se o processo for fritar vários ovos, aí temos que acelerar o calor e usar mais gordura.
5. Verta a vasilha com o ovo e mantenha uma chama média, após endurecer a clara, mexa com a espátula de silicone as bordas para verificar se está solta na frigideira. Nesse momento você pode coletar da frigideira a gordura quente e verter sobre a gema ou ainda virar o ovo para que frite dos dois lados.

Participe, deixe seu comentário

ERB2